CULTURA E LAZER

Espaços de cultura, identidade, memória e lazer! Aqui vocês encontram sugestões das mais diversas manifestações culturais e pontos da cidade de Florianópolis que valem a pena conhecer. Anota ae!

Centro Integrado de Cultura - CIC

Segundo a Fundação Catarinense de Cultura, o CIC é a casa das diversas formas de manifestação da cultura artística de Santa Catarina. Abriga grandes salões de exposição, bibliotecas setoriais, o cinema, o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, o Museu da Imagem e do Som, as Oficinas de Arte, a Escolinha de Arte, o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. 

Cervejas locais, frutos do mar, carnes, frutas, artesanato (em especial a Renda de Bilro), dança, música e muitas outras manifestações culturais. O Mercado fica no Centro, próximo à tão falada Ponte Hercílio Luz e do Terminal Rodoviário. Vale a pena almoçar e dar uma volta pelas redondezas!

Mercado Público 

Santo Antônio de Lisboa

Um lugar charmoso, à beira mar, vários casarios antigos, lojas de artesanato, bares, restaurante, além de ser um dos locais mais privilegiados para acompanhar o por do Sol. Caminhe com calma,  perceba os detalhes. Para quem curte se aprofundar no contexto histórico, vale a pena conferir como foi a ocupação açoriana dos séculos XVII e XVIII.

Quer conhecer melhor como populações humanas pretéritas se relacionaram com as forças da natureza e as belezas naturais da região sul do país, suas produções e feitos, seus objetos, seus enterramentos, as possíveis relações com o pós vida e as heranças culturais que nos foram repassadas de geração a geração? Visite o Museu do Homem do Sambaqui! 

Museu do Homem do Sambaqui

Museu Victor Meirelles

De acordo com o próprio site (museuvictormeirelles.museus.gov.br)  o museu "engloba não só o espaço das coleções e da casa do artista – patrimônio histórico – mas um espaço cultural de abordagem contemporânea, com uma constante agenda cultural sem perder de vista a preservação do acervo e do edifício com princípios técnico-científicos atuais da museografia, museologia e da conservação preventiva".

Aberta durante todo o ano, essa é a única fortaleza sob a gestão da UFSC que pode ser visitada com acesso por terra. Esta construção do século XVIII, além de guardar artefatos históricos,  vai te proporcionar uma arrebatadora visão o horizonte.  

Fortaleza São José da Ponta Grossa

MArque - Museu de Arqueologia (UFSC)

O MArque oferece à comunidade a possibilidade de conhecer um importante acervo de Arqueologia Pré-Colonial e Histórica, e de Etnologia Indígena, além de desenhos e esculturas que retratam o cotidiano, a religiosidade, lendas, mitos folguedos folclóricos e tradições dos primeiros colonizadores da Ilha de Santa Catarina.

Além da pesquisa própria de um instituto museológico, estudando e apresentando um acervo relacionado às naturezas do nosso lixo produzido, funciona também como posto de coleta e reciclagem de materiais. Mesmo não sendo exatamente um museu com peças "de arte", conhecer a trajetória (também histórica) do nosso lixo contribui para uma melhor compreensão do que estamos "deixando para trás". 

Museu do Lixo

Museu Histórico - Palácio Cruz e Sousa

Palácio do século 18 que hoje abriga o museu histórico, apresenta obras de arte e mobiliário histórico. Aproveite a localização, caminhe com calma, deixe-se perceber alguns detalhes arquitetônicos, paisagísticos e humanos da capital.

Por que "Catedral"? Sabe aquela cadeira (muito linda, por sinal) que geralmente bispos utilizam para cerimônias religiosas? Ela se chama "cátedra", por isso o "catedral". Vai estar próximo ao Palácio Cruz e Sousa, que é o Museu Histórico que como descrevemos acima. Aproveite! :)

Catedral Metropolitana

Beira Mar Norte

Caminhar à pé pela beira mar já é um passeio por si só e por que não alugar uma das nossas bikes para que seja ainda mais proveitoso? Aos finais de semana tem feirinha de comes, bebes e artesanato, ótimo para tomar um chimarrão sentadinho à beira mar, se exercitar, conversar com os amigos, enfim...dá pra aproveitar e conhecer de perto cartões postais como a Ponte Hercílio Luz e seu entorno (tem museu, tem mirante, tem restaurantes, café...)

Então vamos a ela! Uma das maiores pontes suspensas do Brasil, a Hercílio Luz é considerada (apesar das muitas conversas e controvérsias sobre sua manutenção) um dos cartões postais da ilha. Lembrando que ali pertinho tem uma praça que também é mirante, vista incrível desta parte da cidade.

Ponte Hercílio luz